domingo, janeiro 08, 2006

PROGRAMA NACIONAL LIBERTÁRIO


Está à disposição para descarregar em RECONQUISTA a versão 1.1 da introdução anotada do nosso programa político (recomenda-se que não se imprima em papel até chegar a edição integral).
São bem vindas todas as sugestões de detalhe e apreciações globais, desde as mais lisonjeiras às mais demolidoras.
É a nossa maneira de ajudar. Não temos dúvida de que qualquer um, mais dotado do que nós, faria melhor. O facto é que, é necessário avançar com soluções concretas. Porquê?
1º - Para persuadir melhor e mobilizar mais.
2º - Porque não podemos ficar de braços caídos quando chegar a hora.
Haverá quem diga. Tudo o que aí se escreveu é óbvio e o que não é, é disparate. Pois é. Mas também é oportuno o seguinte desabafo de um filósofo cujo nome não me vem à memória: "Eu sei que sei mas quando me perguntam já não sei..."
Em suma, bem gostariamos que o nosso programa se parecesse com um canivete suiço. Não substitui uma boa oficina mas tem qualidade segura e o mérito de estar presente se fizer falta.

1 Comments:

Blogger Rodrigo N.P. said...

Ainda não tive tempo de ler com a devida atenção. li rapidamente a primeira versão e deixei uma reflexão mais séria para depois.No entanto confesso que nacionalismo e posições libertárias sempre me pareceram algo contraditórias.

Se analisarmos as posições dos autores chamados libertários notamos que nenhum coloca a nação como ordem superior da acção política e mesmo uma adaptação de princípios libertários, para lá do que tenha sido escrito pelos teóricos, ao nacionalismo parece-me problemática.

Se um dos objectivos do pensamento libertário é libertar por completo o indivíduo do Estado coloca-se a questão de saber como seria projectada institucionalmente a nação e como se processaria a defesa da sua identidade.

Bem sei que no caso do Reconquista ao Estado é atribuído um papel nesse sentido, ou seja, um Estado mínimo mas actuante no fundamental, e até simpatizo com essa concepção, porém não me parece assim tão libertária.De qualquer forma deixarei interrogações mais específicas para uma fase posterior, depois de lido com mais calma o documento.

1/16/2006 10:07:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

simple hit counter